PROFISSÃO

O engenheiro agrônomo atua em todas as etapas do processo de produção agrícola, desde o planejamento até o processamento e a comercialização de produtos de origem animal e vegetal, respeitando o manejo e uso sustentável dos recursos naturais. É responsável pelo ensino, pesquisa, transferência de tecnologia e gerenciamento de atividades nas áreas de biotecnologia, agroindústria, engenharia de biossistemas e economia agrícola.

CURSO AGRONOMIA DA UFRA

O Curso de Graduação em Agronomia foi autorizado pelo do Decreto Lei nº. 8.290, de 05.12.1945 e publicado no D.O.U. de 07.12.1945, tendo iniciado suas atividades em 1951, pela antiga Escola de Agronomia da Amazônia – EAA, antecessora da Faculdade de Ciências Agrárias do Pará – FCAP, hoje transformada em UFRA.

Portanto, a Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA é a mais antiga Instituição de Ensino Superior e de Pesquisa Científica e Tecnológica na área de Ciências Agrárias da Região, tendo iniciado sua missão há 64 anos apenas com o curso de Agronomia.

O Curso de Agronomia da UFRA-Belém possui a nota 4 pelo CPC (Conceito Preliminar de Curso) no ano 2016 pelo INEP/MEC, o que o classifica como muito bom.

ESTRUTURA CURRICULAR DO CURSO

  • Matriz Curricular: Bacharelado – presencial
  • Carga Horária Total: 4502h (Disciplinas Obrigatórias 3808h /Eletivas Mínima 272h)
  • Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO): 120h – caráter obrigatório- a partir do 7º semestre da Matriz Curricular (para os discentes regulares ingressantes a partir de 2016);
  • Trabalho de Conclusão de Curso (TCC): 102h – caráter obrigatório- último semestre da Matriz curricular
  • Atividades Complementares: 200h – caráter obrigatório
  • Duração: 5 anos (10 semestres)